Uma criança muito agitada geralmente pode ser taxada de criança hiperativa, mas será que é mesmo? Em primeiro lugar, é preciso entender o que é a hiperatividade e usar esse termo com muito cuidado. A hiperatividade é um dos sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), um distúrbio neuropsiquiátrico que geralmente aparece na infância e que envolve uma série de dificuldades e prejuízos e não somente o comportamento agitado de uma criança.
O TDAH pode ser facilmente confundido por quem não entende e acha que a agitação e a desatenção pode ser algo normal. Até certo ponto é algo presente na maioria das crianças e não está relacionado necessariamente a uma patologia.
Entretanto, até que ponto isso pode ser considerado normal? A seguir, confira os sinais de hiperatividade em crianças e saiba como identificar.
Problemas de comportamento e organização é um dos sinais de TDAH nas crianças
Normalmente as crianças realmente não tem uma noção de organização apurada, pois isso vai sendo desenvolvido ao longo dos anos. Entretanto, é possível perceber que com o tempo, a criança que é hiperativa não consegue ser disciplinado, seguir as regras de organização ou se manter quieta em momentos em que esse comportamento seria esperado.. Isso se reflete em vários ambientes, principalmente em casa e na escola.
Sendo assim, os pais e familiares devem trabalhar a inserção de tarefas que sejam fáceis e rápidas de serem realizadas no dia a dia. Para ajudar na organização, também pode ser utilizado um quadro de tarefas bem interativo, para que a visualização seja fácil e divertida. Além disso, nunca esqueça de incentivar e parabenizar a criança a cada tarefa realizada.
Enfrenta dificuldade na escola
O problema com a disciplina e organização também influencia na dificuldade que a criança pode enfrentar dentro da escola, seja para seguir as regras de comportamento, seja para conseguir se acalmar e prestar atenção nas lições. Isso não quer dizer que a criança não é inteligente e criativa, pelo contrário, mas ela não consegue realizar tarefas necessárias para o seu desenvolvimento acadêmico e com isso a sua autoestima pode ficar abalada, pois a criança não aprende os conteúdos escolares de forma adequada.
Com o problema de organização, a criança não consegue estudar ou se preparar para se sair bem nas atividades e provas. Por isso, o método de ensino tradicional pode não ser o suficiente para essa criança, é preciso trabalhar com outras metodologias e estratégias.
Os pais precisam ficar alertas quanto ao desempenho da criança na escola, por isso, é preciso sempre estar em contato com os professores e participar das reuniões.
A criança se cansa muito rápido das atividades
Você já percebeu se em algum momento o seu filho ou filha começou uma atividade ou brincadeira e em pouco tempo começou outra? É como se aquela brincadeira ficasse chata muito rapidamente e ele precisasse fazer outra coisa.
É muito comum que as crianças com TDAH não tenham paciência para terminar um jogo ou brincadeira, principalmente quando são pouco estimulantes ou exijam concentração e paciência. Além disso, com tantas opções e distrações que o mundo atual oferece, essa parte de finalização da atividade fica muito mais difícil.
Sendo assim, os pais podem ajudar a criança trabalhando com brincadeiras curtas, que tenham começo, meio e fim. A participação da família nessas brincadeiras pode ajudar e criar essa sensação de atividade cumprida para a criança.
Impulsividade
Outro sinal de TDAH é a criança ter um comportamento impulsivo e explosivo. Dessa forma, pode ser fácil da criança entrar em brigas com outras crianças. Mesmo em situações corriqueiras, como ir ao mercado, pode causar conflitos por situações mínimas. Essa ação de agir com mais ímpeto, sem pensar, como se não houvesse freio é outra característica do TDAH e se chama impulsividade. Isso acontece porque crianças com TDAH possuem falha no controle inibitório que é uma função cerebral existente na região do córtex pré-frontal e se torna um desafio tanto para a criança, quanto para os familiares e amigos, atrapalhando o contexto social.
Problemas para dormir e sono precário
Uma criança hiperativa está sempre na ativa e parece que precisa estar sempre fazendo alguma coisa. Na hora de dormir, isso pode ser um problema. Devido a toda essa agitação, a criança pode passar por alterações no ciclo de sono.
E mesmo quando a criança adormece, o seu sono é agitado e inquieto. Com isso o repouso fica prejudicado.
Quando a criança não dorme direito, isso também afeta o seu humor, além de prejudicar ainda mais a concentração. Para mudar esse cenário, é preciso repensar o estilo de vida que a criança leva. Muitos pais, na intenção de ajudar, acabam sobrecarregando a criança com diversas atividades, o que não é bom. Esportes e aulas de música podem ser uma boa opção, desde que seja algo que a criança aprecie e aproveite.
Inquietação e irritabilidade
Através do que já foi citado aqui, dá para perceber que a inquietação também é um dos sinais de hiperatividade. A criança não consegue parar quieta, precisa estar falando e se movimentando constantemente e necessita de atenção. A falta de atenção pode causar mais irritabilidade, o que causa frustração na criança.
Parece que uma coisa leva a outra, mas os pais precisam ter paciência e compreensão. Também precisam ser firmes e assertivos com regras claras e coerentes.
A criança precisa de modelos de regulação emocional. Ajudar a criança a se regular diante de momentos de frustração e raiva é muito importante.
Vale lembrar que para que a criança seja diagnosticada com hiperatividade, é preciso um conjunto de sinais, ou seja, apenas um pode não significar nada. Na suspeita e também alerta dos professores, é preciso buscar ajuda de um terapeuta infantil para identificar se a criança tem hiperatividade ou não.