Brincar é um aspecto essencial do desenvolvimento infantil, essa atividade foi extensivamente estudada por psicólogos cognitivos e sociais, que demonstraram que o brincar contribui para o crescimento e amadurecimento da mente e do corpo de uma criança.
Neste texto, exploraremos a importância do brincar no desenvolvimento infantil do ponto de vista cognitivo e social, com base em estudos feitos por psicólogos, abordando os principais aspectos sobre o tema e como ele pode ser essencial para o bem-estar de uma criança.
Segundo o psicólogo, Smilansky (1968), o brincar contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Ela identificou vários tipos de jogo, incluindo jogo funcional, jogo construtivo, jogo dramático e jogos formal com regras, todos os quais contribuem para o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas.
Cada etapa do desenvolvimento infantil apresenta um padrão principal da forma de brincar, sendo o jogo funcional o que ocorre na fase mais primitiva desse desenvolvimento (primeira infância) e o jogo formal com regras aquele que se desenvolve nas fases mais tardias (terceira infância), estando o jogo construtivo e o jogo dramático em fases intermediárias.
A brincadeira funcional, por exemplo, envolve o uso de objetos de maneira funcional, como bater panelas e frigideiras ou empurrar um carrinho de brinquedo. Também envolve o uso do corpo e dos sentidos, como rolar com a bola ou brincar com o chocalho ou o mordedor. Esse tipo de brincadeira ajuda a criança a entender as propriedades dos objetos e como eles funcionam, partes do corpo e dos sentidos, contribuindo para o seu conhecimento de causa e efeito.
À medida que exploram e experimentam objetos, as crianças desenvolvem suas habilidades de resolução de problemas e criatividade.
O jogo construtivo envolve construir, criar e construir, como com blocos de construção ou desenho. Este tipo de jogo desenvolve habilidades espaciais e promove a coordenação mão-olho, habilidades motoras finas e pensamento crítico. Esse processo de brincar exige uma maior exploração da função dos objetos e do pensamento criativo.
As crianças aprendem a planejar e organizar suas ideias e a construir modelos mentais de suas criações, o que pode ajudá-las a entender conceitos complexos no futuro.
O jogo dramático, ou jogo de “faz de conta”, envolve a encenação de cenários e situações, como brincar de casinha, vestir-se ou construir uma cidadezinha.
Esse tipo de brincadeira ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades sociais e emocionais, permitindo que explorem diferentes papéis e emoções, pratiquem habilidades de comunicação e linguagem e desenvolvam empatia e compreensão das perspectivas dos outros.
Jogos formais com regras, como jogos de tabuleiro ou esportes, envolvem seguir regras e procedimentos específicos. Esse tipo de jogo promove habilidades cognitivas, como memória, atenção e planejamento, bem como habilidades sociais, como cooperação, negociação e esportividade. Também contribuem para o entendimento de regras e punições quando ocorrem falhas, por exemplo, quando a criança comete uma falha durante um jogo de xadrez e recebe um cheque-mate.
Todos esses tipos de brincadeira são importantes para o desenvolvimento cognitivo porque permitem que as crianças explorem e experimentem seu ambiente, aprendam sobre causa e efeito, desenvolvam pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas e pratiquem habilidades sociais e emocionais.
Quando pensamos no desenvolvimento social, podemos trazer as ideias do psicólogo Paten (1932), que descreve o brincar como um comportamento universal que é crítico para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e emocionais.
Para o Paten, brincar é um aspecto fundamental do desenvolvimento social. Através da brincadeira, as crianças aprendem a interagir com outras pessoas e desenvolvem habilidades sociais essenciais.
As crianças costumam brincar com outras crianças e essa interação as ajuda a desenvolver habilidades sociais, como comunicação, compartilhamento, cooperação e negociação. Eles aprendem a se revezar, ouvir os outros e trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Um estudo de Pellegrini e Smith (1998) descobriu que as crianças que se envolvem em brincadeiras violentas desenvolvem habilidades sociais mais fortes do que aquelas que não o fazem.
O estudo revelou que o jogo violento promove a competência social, a regulação emocional e a comunicação social.
Além disso, brincar também permite que as crianças experimentem papéis sociais, e isso as ajuda a entender os diferentes papéis e expectativas na sociedade. Por exemplo, ao brincar de médico, uma criança aprende como tratar pacientes e os comportamentos apropriados para exibir ao lidar com pessoas doentes.
Esse tipo de brincadeira ajuda as crianças a desenvolver empatia, o que é fundamental na formação de relacionamentos.
Principais benefícios do brincar
Brincar não é apenas divertido para as crianças, mas também traz inúmeros benefícios para o seu desenvolvimento geral. Conheça os principais benefícios do brincar para o desenvolvimento infantil:
Desenvolvimento físico
Brincar ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades motoras, como coordenação motora, equilíbrio e agilidade.
Atividades como correr, pular, escalar e arremessar podem ajudar a desenvolver suas habilidades motoras grossas, enquanto atividades como desenhar, pintar e brincar com pequenos brinquedos podem ajudar a desenvolver suas habilidades motoras finas.
Desenvolvimento cognitivo
Brincar pode estimular a imaginação, a criatividade e as habilidades de resolução de problemas de uma criança. Também pode ajudar a desenvolver sua memória, capacidade de atenção e habilidades de linguagem.
Por meio da brincadeira, as crianças aprendem a explorar e entender o mundo ao seu redor, o que as ajuda a desenvolver suas habilidades de pensamento e raciocínio.
Desenvolvimento social
Brincar com outras crianças ajuda as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, como compartilhar, revezar e cooperar. Também os ajuda a desenvolver sua empatia e compreensão dos sentimentos dos outros.
Brincar com outras pessoas também pode ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades de comunicação, que são importantes para construir amizades e relacionamentos.
A criança também aprende a construir e cuidar das relações, além de lidar com conflitos e divergências.
Desenvolvimento emocional
Brincar pode ajudar as crianças a expressar suas emoções e desenvolver sua auto-estima. Ele fornece um ambiente seguro e não ameaçador para que eles experimentem diferentes emoções e aprendam a regulá-las.
Brincar também pode ajudar as crianças a desenvolver resiliência e habilidades de enfrentamento, que são importantes para lidar com o estresse e os desafios.
Ou seja, brincar é uma parte essencial do desenvolvimento de uma criança. Ajuda a desenvolver suas habilidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais, que são importantes para seu crescimento e bem-estar geral.
Como pais, cuidadores e educadores, devemos encorajar e facilitar as brincadeiras das crianças, pois é uma maneira divertida e eficaz de aprender e crescer.