Como pai ou mãe, pode ser difícil fazer com que seu filho se abra sobre sua vida escolar diária. Nem sempre é fácil obter informações detalhadas de seu filho sobre o que aconteceu na escola, com quem ele brincou ou o que aprendeu.
No entanto, é importante ter um diálogo aberto com seu filho sobre sua vida escolar para entender suas necessidades, apoiar seu aprendizado e fortalecer seu relacionamento com ele.
Aqui estão algumas dicas sobre como os pais podem conversar com seus filhos sobre a vida escolar cotidiana. Continue a leitura e aprenda algumas formas de se comunicar com seu filho:
Faça perguntas abertas
Fazer perguntas abertas é uma ótima maneira de incentivar seu filho a compartilhar seus pensamentos e experiências. Por exemplo, em vez de perguntar: “Você teve um bom dia na escola?” tente perguntar: “Qual foi a sua parte favorita do seu dia?” ou “O que você aprendeu hoje?”
Não fique focado somente em um aspecto da escola, como por exemplo, só perguntar se ele fez amigos, se foi bem na prova ou se brigou.
Esses tipos de perguntas incentivarão seu filho a elaborar e fornecerão mais informações sobre o dia dele. Ele criará com você um canal de comunicação para relatar inclusive temas que possam ser importantes.
Crie uma rotina
Ter uma rotina pode ajudar seu filho a se sentir mais confortável e confiante para falar sobre o dia. Por exemplo, você pode criar o hábito de perguntar ao seu filho sobre o dia dele durante a hora do jantar ou quando estiver levando-o para casa depois da escola.
Mesmo que o que ele tenha para lhe dizer possa parecer irrelevante não aja como se fosse algo sem importância. Se o seu filho está lhe trazendo é algo importante.
Além disso, essa atitude ajudará seu filho a esperar essas conversas e a estar mais disposto a compartilhar.
Ouça o que seu filho tem a compartilhar sem julgamento
Quando seu filho está compartilhando informações sobre sua vida escolar, é importante ouvir sem julgamento. Deixe seu filho expressar seus pensamentos e sentimentos sem interrompê-lo ou impor suas próprias opiniões.
Evite críticas ou cortes abruptos, principalmente não deixe transparecer que a conversa está enfadonha ou sem propósito.
Se seu filho se sentir ouvido e compreendido, é provável que ele continue compartilhando com você no futuro e lhe fale sobre assuntos importantes como se está sofrendo bullying ou não está conseguindo aprender na escola.
Demonstre interesse
Demonstrar interesse pela vida escolar de seu filho é uma ótima maneira de incentivá-lo a compartilhar. Faça perguntas sobre seus professores, amigos e atividades. Compartilhe suas próprias experiências de quando você estava na escola
Valide seus sentimentos
É importante validar os sentimentos de seu filho sobre a vida escolar. Se ele expressar frustração, desapontamento ou ansiedade em relação à escola, reconheça seus sentimentos e ofereça apoio. Entenda que ele está sofrendo e naquele momento não está conseguindo lidar com aquele sofrimento.
Por exemplo, você pode dizer “Posso entender por que você se sente frustrado e estou aqui para ajudá-lo a encontrar uma solução para o problema”. Isso ajuda seu filho a se sentir ouvido e apoiado, o que pode melhorar seu bem-estar geral.
Comemore suas realizações e conquistas
Comemorar as realizações de seu filho é uma forma importante de demonstrar que você se importa com a vida escolar dele. Isso pode ser tão simples quanto reconhecer seu trabalho árduo ou parabenizá-los por uma boa nota ou conquista. Isso chama-se REFORÇO POSITIVO e aumentará a frequência desse comportamento no futuro.
Comemorar suas realizações ajuda a aumentar sua confiança e motivação, o que pode ajudá-los a ter sucesso na escola e além.
Lide com as preocupações de forma proativa
Se seu filho expressa preocupações sobre a vida escolar, é importante abordá-las de forma proativa. Isso pode envolver entrar em contato com o professor ou conselheiro escolar para discutir o problema e encontrar uma solução.
O que é um problema para uma criança, por mais simples que possa parecer, é uma oportunidade de crescimento e amadurecimento para ela. Por isso é importante dar a real importância para que a criança procure desenvolver formas de resolver essas preocupações.
Ao abordar as preocupações desde o início, você pode evitar que se tornem problemas maiores e ajudar seu filho a se sentir apoiado.
Envolva-se nas atividades escolares
Estar envolvido nas atividades escolares de seu filho é uma ótima maneira de se manter informado sobre a vida escolar dele e mostrar seu apoio. Participe de reuniões de pais e professores, seja voluntário na sala de aula e participe de eventos escolares como shows e peças de teatro.
Isso é importante para a socialização e a autoestima da criança.
Isso ajuda você a se manter conectado à comunidade escolar de seu filho e mostra a ele que você se importa com a educação dele.
Modelar atitudes positivas em relação à escola
É importante modelar atitudes positivas em relação à escola. Isso significa mostrar entusiasmo em aprender e incentivar seu filho a fazer o melhor. Evite conversas negativas sobre a escola ou os professores, pois isso pode influenciar a atitude de seu filho em relação à escola.
Em vez disso, concentre-se nos aspectos positivos da escola e ajude seu filho a ver o valor da educação.
É importante que os pais tenham identificação com a escola e se sintam pertencentes a ela. Todas as escolas possuem dificuldades e problemas, mas as crianças se sentirão melhores sempre que os pais confiarem no trabalho que a escola desenvolve.
Conversar com seus filhos sobre a vida escolar dele é uma forma importante de construir um relacionamento positivo e acolhedor.
Ao estabelecer um horário regular para conversar, fazer perguntas abertas, ouvir sem julgamento, validar seus sentimentos, comemorar suas realizações, abordar preocupações de forma proativa, envolver-se nas atividades escolares e modelar atitudes positivas em relação à escola, os pais podem se comunicar de maneira eficaz com seus filhos sobre suas experiências escolares.
Isso ajuda a criar um ambiente seguro e favorável para as crianças compartilharem seus pensamentos e sentimentos, e pode melhorar seu bem-estar geral e sucesso acadêmico.
A escola é o principal momento no dia do seu filho e é importante que o pai participe, mesmo que indiretamente, desse momento. Estar a par do que acontece, mesmo que seja somente pela visão da criança, possibilita ao pai ter contato com o aprendizado dos filhos e das situações difíceis que ele poderá enfrentar.