A família é a base para qualquer criança. É através dos pais, irmãos e avós que as crianças se baseiam, aprendem experiências de vida, hábitos, o que são valores e tudo o que é importante para o seu desenvolvimento como indivíduo.
Entretanto, quando a criança vive com famílias narcisistas, como os próprios pais, esse desenvolvimento e relacionamento saudável se torna um desafio. Muitos adultos hoje contam com problemas psicológicos e de autoestima por conta de terem pais narcisistas.
Mas o que é o narcisismo? Entenda mais sobre esse tema e como isso afeta o psicológico dos filhos.
Entenda mais sobre o que é o narcisismo
Pessoas narcisistas se caracterizam por estarem centradas sobre si e suas necessidades, não tendo o olhar para o outro. São indivíduos que priorizam seus interesses, preocupações e sofrimento. Algumas vezes são pessoas que se valorizam acima do razoável.
Por isso sempre exigem do outro prioridade sobre o que lhe diz respeito, não se preocupando como o outro está ou se sente. Para isso, é comum querer ser o centro das atenções e até mesmo desvalorizar pessoas à sua volta, como pessoas da própria família.
Como a família narcisista começa a agir
Os pais narcisistas enxergam os filhos como uma extensão de si mesmos. Dessa forma sobrecarregam os filhos com expectativas e desejos que vão de encontro ao que eles querem para si, sem se importarem com o que os filhos querem e precisam.
Isso não é percebido tão fácil assim e só com os anos, os filhos vão se dando conta de que algo não está certo.
Ao mesmo tempo em que querem que os filhos tenham sucesso ou seja considerados mais bonitos e admirados para que os elogios que eles recebem seja atribuído aos pais, tendem a não valorizar o esforço que os filhos fazem para realizar suas conquistas, atribuindo-as exclusivamente ao que fizeram por seus filhos a vida toda para que eles atingissem sucesso.
Da mesma forma enxergam os filhos como uma espécie de concorrência, tornando a convivência difícil e como já dito, diminuindo as suas conquistas ou importâncias, para que se sintam superiores.
Quando os filhos não correspondem às expectativas, seja pela aparência ou porque que não seguiram a carreira que o pai ou a mãe determinaram, os pais narcisistas acreditam que aquele filho não é merecedor do seu amor, respeito e admiração.
Entre os comportamentos de pais narcisistas estão:
- Não ter empatia;
- Manipulação dos filhos;
- Marginalizar os filhos que querem seguir seu próprio caminho;
- Quer estar no centro das decisões dos filhos;
- Faz questão de demonstrar para todos que tem uma vida perfeita;
- Ignora as conquistas dos filhos;
- Incentivar o sentimento de superioridade nos filhos perante às outras pessoas para assim se sentirem superiores.
- Não assumem quando estão errado e tendem a atribuir a falha aos outros e nunca a si.
Consequências do convívio com um narcisista na família
Infelizmente o convívio com um pai ou mãe narcisista é muito complicado e pode afetar de forma significativa o desenvolvimento emocional dos filhos. Os filhos não conseguem perceber qual é o valor e a sua capacidade, porque tudo o que fazem passa por seus pais, nunca sendo algo somente deles.
Uma pessoa com esse transtorno precisa de ajuda, mas nunca admitiria isso, pois o errado sempre é o outro. Em muitos casos, o pai/mãe que é narcisista, também passou por alguma experiência semelhante com os próprios pais.
Quando não tratado, os pais narcisistas podem gerar nos filhos estresse por causa da constante pressão em busca da perfeição. Eles sentem que precisam atender às expectativas desse pai ou mãe, pois do contrário,nunca serão merecedores do amor paterno/materno.
Além disso, o sentimento de inferioridade é constante, afetando sua autoestima e sua identidade. Essa criança, se torna um jovem e depois um adulto, que se não buscar ajuda terapêutica, nunca vai se sentir suficiente. Sempre vai achar que não é bom para aquele trabalho, para ter amigos ou para ter o relacionamento amoroso que deseja.
Essa criança deixa de seguir seus próprios sonhos e desejos, para satisfazer a família. Dessa forma, ela entra em conflito consigo mesma, não faz aquilo que gosta e fica infeliz, vivendo constantemente insatisfeita.
Já os filhos que seguem por outro caminho, batendo de frente com os pais e seguem uma trajetória diferente, também são afetados. É gerada muita raiva, frustração e mágoa com os pais, além de conflitos constantes e distanciamento.
Quando mais velhos, um filho de um narcisista geralmente se afasta da família porque o relacionamento saudável se torna impossível. Tanto o pai ou mãe que é narcisista precisa de tratamento, assim como o filho que conviveu tantos anos com esse relacionamento que se pode chamar de abusivo.
Por isso, se você como pai ou mãe percebe esse traço em si mesmo, busque ajuda para si e também para o seu filho.