Dicas de socialização na escola

A socialização das crianças é uma preocupação constante dos pais, principalmente quando a criança está começando os estudos ou vai para uma escola nova. Embora seja desafiador, é possível através de estratégias simples superar esse problema e a família tem um papel fundamental nessa ajuda.

A prática da socialização deve fazer parte da rotina da família

Antes de tudo, a família precisa se avaliar: vocês fazem socialização ou são mais reclusos? Geralmente, quando a família é mais reclusa e mais tímida, os filhos também tendem a ser tímidos. Sendo assim, fica difícil ajudar na socialização da criança na escola, se os pais também não fazem a sua parte.

Sendo assim, manter uma vida social com outras pessoas, principalmente famílias que também têm crianças na mesma idade, ajuda na socialização da criança. Dessa forma, ela não fica tão tímida e se sente mais à vontade em um ambiente novo.

Pais que não se socializam, não conseguem ser modelos de socialização para os seus filhos.

Evite a superproteção

Ser protetor é algo natural dos pais, afinal, queremos proteger e evitar que a criança se machuque ou passe por situações difíceis. Dessa forma, muitos pais ficam até com receio do filho ir na casa de algum colega, mesmo que seja para fazer uma atividade da escola.

No entanto, a proteção excessiva é um problema, pois restringe o contato com outras crianças, o enfrentamento dos desafios, além de limitar a forma que a criança pode interagir com os outros. Mesmo que seja em uma festa, você pode ficar de olho, mas sem ficar a toda hora interferindo na brincadeira ou falando pela criança. Lembre-se, respeite o espaço dela.

Frequente lugares que são apropriados para crianças

Outra dica bem simples, mas bastante eficiente é frequentar lugares que são apropriados para crianças. Isso parece algo óbvio, mas muitos pais não prestam atenção nisso. Pode ser parques, praças ou qualquer outro lugar que você sabe que tem uma concentração de crianças. 

Participe de eventos 

Eventos são outro tipo de oportunidade que também podem ajudar na socialização das crianças. Pode ser em eventos que a igreja que a família frequenta, atividades realizadas pela prefeitura da cidade ou até mesmo na escola em que a criança estuda. É muito importante que a família toda esteja envolvida e assim, incentive a criança a participar e a se divertir.

Tenha paciência com a criança

A socialização na escola não precisa se tornar uma frustração e situação de estresse para a criança. 

Se os pais ficam forçando a situação, isso se torna ainda muito mais desafiador e aversivo. Causa sofrimento para a criança e a tendência de ela se esquivar das situações sociais, pois haverá muito sofrimento e não prazer e satisfação. 

Por isso, tenha paciência, respeite o tempo da criança e acima de tudo, não forçando eles a serem sociáveis “na marra”. Pressionar seu filho pode ser invasivo e ajudar a aumentar a dificuldade social da criaça.

Sempre esteja pronto para ajudar, mas também aguarde o seu filho pedir. Seja escutando, conversando e vendo juntamente com a criança ideias que podem ajudar na socialização.

Post Recente

Depressão das Festas de Fim de Ano

O final do ano é marcado por comemorações e fechamentos de ciclos onde todas as pessoas em todo o mundo se mobiliza para tentar encerrar um período significativo de sua vida, tentando iniciar o próximo ano com tudo (ou pelo menos quase tudo) resolvido ou pelo menos encaminhado.