Relação entre criança e animal de estimação
A infância é a fase da vida onde o ser humano está em constante aprendizado, é durante esse período que o indivíduo aprende a se comunicar, a ter o senso de responsabilidade e desenvolver suas emoções em relação a si mesmo e a outro, construindo sua personalidade a partir desses aprendizados.
As crianças, desde cedo, apresentam aspectos de personalidade distintos, algumas são mais comunicativas e extrovertidas, outras mais tímidas e quietas.
No entanto, independente da personalidade da criança, estudos comprovam que a convivência com um animal durante essa fase da vida, proporciona uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil, seja em aspectos emocionais, sociais, físicos e cognitivos. Entre esses benefícios, podemos citar:
Incentiva a prática de atividades físicas
A maioria das brincadeiras com um “pet” estimulam a criança a se movimentar, correr, estar ao ar livre, estimulando o corpo e contribuindo para a saúde da criança.
Fortalecimento do sistema imune
Segundo uma pesquisa realizada na Suécia com mais de 1 milhão de crianças, o contato prolongado com cães pode diminuir em 15% o risco de apresentar doenças crônicas como a asma.
Além disso, conviver com um pet pode influenciar positivamente o desenvolvimento do sistema imunológico e reduz as chances da criança de desenvolver alergias.
Combate a ansiedade infantil
Uma pesquisa da Universidade da Flórida, com cerca de 100 famílias com cachorros, colocou alguns testes de fala e de lógica para as crianças. Elas foram escolhidas de forma aleatória para participar do estudo, na companhia de seus pais, pets ou sozinhos.
O resultado mostrou que as crianças que estavam com seus cães, no momento dos testes, se comportaram de maneira mais tranquila e apresentaram menores níveis de estresse ao responder às questões. A convivência faz com que elas aproveitem mais o momento e se sintam menos solitárias.
Companhia em todos os momentos
Os animais de estimação se tornam uma companhia para todos os momentos da criança, principalmente aqueles sem a presença de adultos por perto. O “pet” se torna o melhor amigo da criança, em muitos casos e o companheiro pronto para ouvir o que as crianças têm a dizer e proporcionam um conforto emocional e social.
Estimula a sociabilidade
A convivência com animais de estimação também pode estimular as crianças a terem atitudes mais positivas e a interação com as pessoas no dia a dia. Os animais, em geral, ajudam a desenvolver a solidariedade e preparam a criança para conviver com outras pessoas, especialmente no ambiente escolar.
Senso de responsabilidade
Crianças que possuem animais de estimação, se incentivadas a cuidar dos animais, desenvolvem um senso de responsabilidade importante e de grande valia para a vida adulta.
O ato de alimentar e cuidar de um animal de estimação, colocar as necessidades de outro ser à frente das suas, é uma lição que deve ser aprendida desde cedo. Esta competência vital na infância aprofunda o vínculo e consequentemente a interdependência emocional.
Em estudos realizados no Japão e na Austrália, professores relataram que as crianças que tinham mais intimidade com animais de estimação apresentavam índices mais elevados de liderança e altruísmo
Controle de impulsos
A convivência com um animal de estimação por meia hora ao dia já consegue liberar ocitocina, uma espécie de calmante natural produzido pelo corpo, além de elevar nosso bem-estar, ajuda a combater a agressividade. Ou seja, esse contato ajuda a criança a controlar seus impulsos, deixando-a mais calma.
Aumenta os estímulos do cérebro
Os primeiros anos de vida de uma criança são indispensáveis para o desenvolvimento do cérebro. Ou seja, quanto mais estímulos tiver, mais conexões são formadas entre os neurônios. Assim, a relação com os animais permite que as crianças experimentem a mesma atividade várias vezes, melhorando as habilidades motoras e cognitivas.
Promove a união familiar
Com um “pet” no ambiente familiar, o animal se torna responsabilidade de todos os membros da família. As tarefas e cuidados com os cães ou gatos são compartilhadas e as crianças adoram participar, construindo um ambiente colaborativo e fortalecendo a união familiar.
Como ensinar a criança a cuidar dos animais de estimação?
- Uma das principais tarefas para ensinar as crianças a cuidar de seu animal de estimação é a alimentação. Comece fazendo em conjunto com a criança até que ela tenha a habilidade de fornecer os alimentos sozinha;
- Transforme exercícios com o animal de estimação em uma brincadeira em família;
- Estabeleça limites para evitar acidentes: não tentar tirar comida ou recompensas quando estão comendo, ter cuidado com os olhos ou não puxar os cabelos é importante para uma boa convivência.
- Envolva as crianças no momento de higiene do “pet”.
- Ajudar na limpeza é a tarefa mais difícil de ensinar para as crianças que precisam cuidar de seu animal de estimação, no entanto, é importante acompanhá-los e deixar claro que é responsabilidade deles.