Problemas na escola: Fique atento aos sinais

O ambiente escolar é o lugar onde a criança e o adolescente geralmente passam mais tempo ao longo do seu dia. É ali que eles desenvolvem seu conhecimento, mas também fazem amizades, começam relacionamentos amorosos e por aí vai. Mas como saber quando o filho está com problemas na escola? Embora os pais desejam que tudo seja perfeito, a rotina do filho na escola pode não ser tão perfeita assim e é preciso ter atenção.

Identifique problemas na escola observando o comportamento do seu filho    

O primeiro passo para identificar se a criança ou adolescente está enfrentando problemas na escola, é observar o seu comportamento. Se o seu filho é uma criança animada e falante e começa a voltar mais quieto, triste e sério da escola, comece a prestar atenção.

Outro ponto a se avaliar na questão do comportamento é se o seu filho sempre está chorando  ou até mesmo mais irritadiço. Esses são só alguns exemplos que podem indicar que está acontecendo algum problema na escola. A criança ou adolescente pode estar com dificuldade em alguma matéria, problemas com colegas de classe ou de outra turma ou até mesmo com algum professor.

Dificuldades acadêmicas ou de socialização, bullying, ameaças ou envolvimento com grupos que apresentam comportamentos disruptivos são as principais alterações que acontecem dentro da escola.

Por isso, manter a conversa diária é fundamental. Pergunte sobre a escola, atividades realizadas, como estão as amizades. Caso o seu filho ainda não esteja aberto para falar, dê espaço, mas não esqueça o assunto. Ele precisa sentir que como pais e familiares, ele possui espaço para falar e precisa se sentir confiante e seguro para isso. Mesmo assim, caso a conversa não aconteça, veja com a escola o que pode estar acontecendo.

Mau rendimento escolar

Um importante sinal de que seu filho pode estar com alguma dificuldade na escola é o mau rendimento escolar. Isso não reflete apenas nas notas no boletim que podem estar caindo ou estão sempre vermelhas, mas também em outras questões como não realizar tarefas ou participar de atividades em grupo.

A tendência da criança é evitar responder perguntas acerca dessas dificuldades. É preciso ter cuidado para não confundir isso com apenas timidez.

Os pais precisam observar o que pode estar acontecendo e entender o que está acontecendo que está afetando o rendimento escolar da criança ou adolescente.

Reclama dos professores todos os dias

Esse é um ponto que muitos pais tendem a ignorar por achar que é apenas um problema passageiro de relacionamento do filho com determinado professor. Mas é preciso ficar atento, pois infelizmente, alguns professores podem sim apresentar dificuldades no manejo de situações conflitantes que podem afetar o dia a dia do aluno. Seja com cobranças, preconceito ou até mesmo assédio moral e sexual.

Então, quando a criança ou adolescente começa a reclamar de um determinado professor, converse e entenda o que está acontecendo. O professor é realmente o problema ou seu filho está apenas com dificuldade de entender a matéria? O professor possui um jeito que seu filho não aprecia, mas é uma pessoa justa e correta? 

Procure conversar com esse professor. Veja qual é a percepção que ele tem da classe como um todo e também do seu filho. Muitas vezes a criança possui dificuldades de relacionamento com adultos e o professor é apenas uma figura de autoridade que a criança não consegue aceitar.

Bullying: um dos problemas na escola que mais afeta crianças e adolescentes      

O Bullying é um grave problema de violência que acontece na escola e que mais prejudica crianças e adolescentes. Por isso, os pais precisam estar alinhados com a escola para identificar se está acontecendo episódios de bullying na sala. A criança ou adolescente perde a vontade de ir para escola, além disso também afetar a sua saúde mental.

É muito comum que crianças e adolescentes que sofrem bullying, desenvolvam ansiedade, depressão e podem até mesmo começar a se machucar ou pensar em suicídio. 

Além disso, sempre lembre que o seu filho sempre pode contar com você, então, ele não precisa passar por isso sozinho. A escola também deve ser notificada e ser informada do que está acontecendo, assim, as devidas medidas devem ser tomadas. Existe legislação vigente que obriga as escolas a tomarem medidas para prevenir e coibir o bullying

O problema pode estar na própria casa     

Isso pode até não fazer sentido, mas faz. Muitas vezes, quando a criança enfrenta problemas na escola, é porque algo em casa não vai bem. Seja algum desentendimento entre os pais, problemas de consumo de substâncias e álcool ou até mesmo o sentimento de que a criança não faz parte da família. São questões como essas, que podem fazer com que a criança ou adolescente não consiga se desenvolver bem nos estudos.

Sendo assim, os pais e familiares precisam rever o que está acontecendo dentro de casa, para que o filho consiga ter bons resultados na escola. Quando o filho enfrenta problemas na escola, esse é um problema da família toda e todos devem fazer a sua parte, para que a criança ou adolescente consiga ter um bom rendimento escolar.

Post Recente

Depressão das Festas de Fim de Ano

O final do ano é marcado por comemorações e fechamentos de ciclos onde todas as pessoas em todo o mundo se mobiliza para tentar encerrar um período significativo de sua vida, tentando iniciar o próximo ano com tudo (ou pelo menos quase tudo) resolvido ou pelo menos encaminhado.